O que fez o Papai Noel a Karl Marx?

by

Papai Noel

Aproveitando o gancho dos últimos dias, em que vimos os franceses brigando pelos seus direitos ao bem estar social, tive um lapso que me fez recordar de alguns fatos históricos ligados a sociologia. Óbvio, quando se fala de assuntos relacionados a sociedade é impossível deixar de mencionar Karl Marx.

Seu pensamento foi desenvolvido fundamentalmente em três campos intelectuais: filosofia, política e economia. Com base destes conceitos Marx e Angels publicaram em 1888 o Manifesto Comunista, no qual fazia referência a revolução do proletariado, que resumidamente, deu origem ao Estado comunista da antiga URSS.

Marx desenvolveu o conceito da Mais Valia, que dizia , os meios de produção exploram a mão-de-obra do proletariado, ou em outras palavras, o patrão tá ganhando dinheiro sobre a diferença do que ele paga a você com o quanto que você gera de lucros a ele!

Pois bem, falei tudo isso para entrar no assunto principal. Como expus anteriormente a publicação de sua ideologia foi em 1888. Tudo parece óbvio, mas para quem se lembra do post Quem é o pai do Papai Noel comentei sobre o surgimento do simpático velhinho. Para recordar, ele apareceu pela primeira vez em 1881 nos EUA. Parece estranho, para mim também, vejam a relação:

– Papai Noel aplica um modo de produção capitalista, isso (…) ele não faz parte de uma ONG, os duendes trabalham o ano inteiro, e quem sai de bonzinho é o bom velhinho! Agora sim ficou confuso? Olha só (…) Karl Marx indignado com o modo de produção do dito cujo, dirigiu seus estudos a entender esta nova tendência capitalista que vivenciou por quase sete anos. Parece loucura, eu sei! Concordo! Achei que seria interessante postar este ponto de vista! rs

Mas pense bem se não faz algum sentido? Papai Noel explorava a mão-de-obra dos duendes no final do século XIX, Marx publica sua ideologia no mesmo período…pelo menos você deve reconhecer as coincidências..

Vocês acreditam em Papai Noel, …não?

Deixe seus comentários!

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “O que fez o Papai Noel a Karl Marx?”

  1. Mauro Vieira Says:

    Olá. Domingo (16) acompanhando o desenrolar dos atos que aconteceram por todo o Brasil, me lembrei desse post. Me esqueci e hoje me lembrei novamente. Bora comentar. O que tem as manifestações com esse post? temo que o bom velhinho terá problemas para entregar todos os presentes de natal aqui na nossa amada nação. A menos que adote um novo luck. Fica a dica aos Papais-Noéis de plantão. O Natal está chegando…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: